Caracterização Geral | Localização | História | Flora | Arquitectura | Circuitos Pedestres | Conservação | Alojamentos | Informação
Circuitos Pedestres

Duração aproximada: 3h 00m

Percurso Histórico 2

Início do percurso 2:
Comece no quiosque junto ao Palace Hotel. Passe o pequeno parque de estacionamento e ao fundo à esquerda, está a capela da Madalena. Siga pelo caminho principal até à fonte Samaritana que representa uma passagem dos evangelhos (Jo, 4 ). As figuras foram retiradas em 1878 e postas a salvo. Suba os degraus à esquerda, ignorando outros caminhos. Vire à direita após o primeiro lanço de degraus e suba os seguintes até à ermida São José. Volte ao caminho, suba à varanda de Pilatos, à esquerda. Siga em frente pelo caminho principal e passará Pretório, P. Cruz às costas, P. 1ª queda encontro com a Virgem, subindo até P. Cireneu. Aqui vire à direita e suba, seguindo o sinal "cruz alta" até encontrar o P. Verónica. Continue em frente ignorando caminhos laterais. Chegará ao P. 2º queda e ao P. Mulheres de Jerusalém. Continue a subir para o P. 3ª queda até ao cruzamento. Aqui siga o sinal para o "calvário". Passe o P. Despojaram J. C. Das suas vestes, P. Pregaram J. C. À cruz e P. Descida da Cruz. Chegará à E. do Calvário. Suba os degraus para o P. Sepulcro. Aqui disfrute de uma vista espectacular. Tome o caminho principal à direita, e suba os degraus até ao miradouro da Cruz Alta (vista que não deve ser perdida). Volte aos degraus até ao cruzamento. Tome o pequeno caminho à direita, não os degraus. Suba o caminho, alguns degraus atrevés de um pequeno portal, e depois atrevés da E. São João do Deserto. Desça desça os degraus ou siga pelo caminho (os degraus são muito íngremes e acabam por chegar ao caminho). Siga pelo caminho principal à direita. Ignore o da esquerda e siga até ao próximo cruzamento. Vire à esquerda e desça. No primeiro cruzamento vire à esquerda na direcção da E. de São Miguel que fica à direita. Continue pelo caminho principal à esquerda da E. de S. Miguel. Desça à direita para a E. Nª Srª Conceição, que fica à esquerda em frente ao armazém de lenha.